Melhor Apoio aos Serviços em Cloud e Autenticação Moderna
Com várias novas funcionalidades e numerosas melhorias, a nova versão de MailStore não só agradará aos administradores, mas também aos utilizadores finais e proprietários das empresas.
Björn Meyn
Gerente de Produto MailStore
Suporte melhorado dos serviços baseados na Cloud e Autenticação Moderna
MailStore Server e MailStore Service Provider Edition (SPE) suportam agora OAuth2 e OpenID Connect, o que melhora significativamente a integração da MailStore nos ambientes baseados na Cloud do Microsoft 365 e Google G Suite. Esta é uma boa notícia para os administradores, pois não só aumenta a facilidade de utilização da MailStore em combinação com estes serviços baseados na Cloud, como também aumenta a segurança. Os administradores beneficiam de políticas de login padronizadas, podendo utilizar as mesmas configurações dos seus clientes Microsoft 365 ou Google G Suite para MailStore Server (incluindo, por exemplo, autenticação multi-factor) sem terem de permitir autenticação existente ou o acesso menos seguro a aplicações. O novo processo de login em duas etapas simula as rotinas de login utilizadas nas aplicações web modernas, e a MailStore já não tem de processar as palavras-passe dos utilizadores remotos durante a autenticação.
Além disso, os novos perfis dedicados de arquivo e exportação Microsoft 365 facilitam aos administradores a configuração de perfis. Também aqui, o suporte da autenticação moderna OAuth2 não só melhora a segurança, mas também a integração com o Microsoft 365.
Gestão de Partilha de Rede
Os administradores do MailStore Server beneficiam agora de uma melhor gestão das definições de partilha de rede. Estas configurações podem agora ser geridas de forma mais confortável e segura através da Configuração de Serviço do Servidor MailStore em vez do script de arranque – por exemplo, quando se utiliza um NAS.
Políticas de Grupo
Criar políticas de grupo para o Cliente MailStore e o Outlook Add-in da MailStore é agora mais fácil do que nunca: no caso do MailStore Server, os modelos estão agora incluídos na instalação, enquanto que no SPE, podem ser descarregados a partir da página predefinida do Client Access Server. Na Versão 13, estes modelos estão disponíveis em todas as línguas suportadas pela MailStore.
Validação de Certificados
Uma outra melhoria para os administradores do MailStore Server e SPE é a nova validação de certificados. Isto foi alinhado com o processo de validação utilizado na maioria dos navegadores web importantes, permitindo aos administradores criar e implementar políticas padronizadas de segurança e certificados para todos os clientes da MailStore (MailStore Client, Outlook-Add-in e Web Access).
Apenas ligações encriptadas
Na Versão 13, o suporte de ligações não encriptadas ao MailStore Server foi completamente removido. Assim, os administradores podem ter a certeza de que todas as instalações do MailStore Server permitem apenas ligações encriptadas com o arquivo, o que pode ser particularmente útil para administradores que gerem várias instalações.
Let’s Encrypt™ - Certificados
Os administradores podem agora especificar uma porta em que o MailStore Server deve ouvir os requisitos de validação do Let’s Encrypt™ TLS-Certificates, evitando assim colisões de portas, por exemplo, quando o MailStore Server está a ser executado com outros serviços num computador ou quando apenas um número limitado de endereços IP está disponível. Isto simplifica a utilização dos certificados Let’s Encrypt.
MailStore Gateway
Na Versão 13, os administradores podem ver imediatamente quantas mensagens estão numa caixa de correio do MailStore Gateway. A nova versão também permite que as caixas de correio que ainda contêm mensagens sejam eliminadas à força. Além disso, a porta da Interface Web de Gestão pode ser modificada se a porta padrão estiver a ser utilizada por diferentes aplicações, ou se o administrador desejar transformá-la numa porta HTTPS padrão 443.
Como os utilizadores finais podem beneficiar da nova versão
MailStore v13 oferece também várias funcionalidades novas e melhoradas destinadas a simplificar o tratamento de arquivos para o utilizador final.
Autenticação moderna
Os utilizadores do MailStore Server e SPE podem agora entrar na MailStore usando os seus dados de início de sessão habituais do Microsoft 365 ou Google G Suite. Assim, em vez de terem de se lembrar de palavras-passe separadas para MailStore, tudo o que precisam de fazer é usar os seus dados de login no Microsoft 365 ou no Google G Suite. Desta forma, podem também beneficiar das características de segurança adicionais destes serviços baseados na nuvem ao aceder ao seu arquivo, tais como autenticação multi-factor.
Remoção do acesso à Web móvel
Os clientes que anteriormente utilizavam o Mobile Web Access for MailStore Server e o SPE podem agora utilizar o nosso moderno e seguro acesso à Web. O acesso móvel à Web já não está disponível na Versão 13.
Melhorias baseadas no cliente
Os utilizadores do MailStore Server e SPE beneficiam de uma série de melhorias quando se trata de aceder e utilizar o arquivo. O tempo de carregamento do Acesso Web reactivo, em particular, foi significativamente reduzido. Foram realizadas várias outras pequenas melhorias, bem como uma actualização abrangente de todos os componentes da Web para uma experiência de pesquisa ainda mais suave, particularmente em dispositivos móveis. A visualização reativa em dispositivos móveis também foi significativamente melhorada e dispõe, entre outras coisas, de uma área de leitura maior. Entretanto, a nova função “saltar para pasta” permite mudar diretamente para uma pasta desejada, clicando no caminho da pasta na visualização de mensagens, o que torna ainda mais fácil encontrar e-mails pertencentes ao mesmo projeto ou pasta pública. A informação de hora é também exibida juntamente com a data na lista de mensagens do cliente da MailStore.
Apenas ligações encriptadas
Na Versão 13, as ligações não encriptadas ao MailStore Server já não são suportadas. Isto significa que os utilizadores finais recebem menos mensagens de aviso quando utilizam um navegador web moderno para aceder ao arquivo, ao mesmo tempo que podem confiar em ligações seguras com o MailStore Server. É também mais fácil para os utilizadores finais verificar a segurança de uma ligação através do seu navegador (por exemplo, através do símbolo de bloqueio na barra de endereços do Chrome). Isto é particularmente útil quando se utilizam ligações não confiáveis, tais como redes públicas sem fios nos aeroportos.
Validação de certificados
Tanto no MailStore Server como no SPE, isto foi alinhado com a rotina de validação de certificados dos navegadores web mais importantes, permitindo aos utilizadores finais identificar violações das políticas de segurança em todos os clientes (MailStore Client, Outlook Add-in e Web Access).